segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Passeando pelo interior do Rio Grande do Sul

Essa foi mais uma pequena viagem com roteiro planejado 100% no GoogleEarth, traçando a rota e transferindo para o meu GPS Garmin Etrex Legend. Porém, um dos problemas de traçar rotas pelo Google Earth é que as vezes não identificamos porteiras e outros obstáculos que nos impedem de passar nas estradas. Por isso, aproveitei e tracei diversos "caminhos alternativos" caso algo desse errado, em locais que eu considerei "suspeitos". Levei também um outro GPS (devidamente "abastecido" com o trajeto) que meu amigo e biker Raulisson "MAGRÃO" gentilmente me emprestou. Caso o meu desse problema, eu teria um backup e não ficaria perdido!!!

Mas tudo correu como o planejado, e a rota previamente traçada foi trilhada sem maiores problemas.

Saí de Ciriaco-RS as 6:30h da segunda-feira, dia 10/10/2011, com o clima nublado que tinha tudo para virar em chuva, mas que só colaborou evitando o desgaste causado pelo sol e calor excessivo!

Após sair da cidade, o pedal começou com uma longa subida (pra aquecer, rsss) em uma estrada muito boa, lisinha, em meio a pequenas propriedades rurais, com o silêncio quebrado só pelo canto dos pássaros!

Clique nas imagens para ampliar!





Alguns quilômetros a frente, abandonei a estrada principal e entrei nas estradinhas de fazenda (perto da araucária da foto abaixo, atingi o ponto mais alto do percurso, 845 metros de altitude em relação ao nível do mar) ...



... aí apareceu o primeiro obstáculo do dia, uma porteira fechada, que eu fiquei com um certo receio de passar. Mas eis que surge, as 7:00h, um rapaz que ia pegar o ônibus para ir para a cidade e me informa que não teria problema em passar por dentro da fazenda, e que ao todo seriam quatro porteiras. Pensei - bom, hoje eu estou com sorte!!! - rsss. As estradinhas dentro da fazenda eram como a da foto abaixo...


Antes da quarta e última porteira, uma cena diferente. No meio do pasto, um cemitério particular, com as vacas pastando ao redor, e o nascer do sol entre as nuvens.
 

Logo eu estava entrando a esquerda na BR-285, sentido Passo Fundo, pegando outra subida compriiiiida para na sequencia dobrar a direita e me embrenhar de vez nas estradas de terra. 
 

 Enquanto eu estava no território do município de Ciriaco, as estradas estavam boas, lisas, com aquele cascalho fino, gostoso de andar. Aí cheguei numa ponte que fazia a divisa dos municípios, e começou o sofrimento. Não eram pedras espalhadas na estrada, e sim ROCHAS que mal-e-mal o rolo compressor passou por cima para assentá-las. Para pedalar era horrível, ainda mais com algumas subidas de alto grau de inclinação...

Seguindo no pedal, passei por um lugar repleto de URUBUS. Achei que podia ser uma concentração da torcida do FLAMENGO,  mas eram muitas aves, mais de 200, todas tomando sol. E o mais incrível, sem nenhum cheiro de carne podre ou algo assim.


Mais adiante, quase chegando em Tapejara-RS, me deparo com um "capitel", chamado assim pelo povo do interior. É uma capelinha particular que abriga as imagens dos santos dos quais os moradores são devotos.


Mais algumas subidas, agora já com a estrada melhor...


... e depois de uma breve pausa para reposição de líquidos, a partida para a segunda etapa da pedalada.

Essa era a parte que eu estava mais curioso para percorrer, nas margens do Rio Ligeiro, e a travessia de uma pinguela (ponte pênsil) de mais de 50 metros de vão.



 Ali o odometro marcava 62 km percorridos, e a altitude mínima atingida, 504 metros acima do nível do mar.


Do outro lado, já no município de Charrua,  tive o segundo desafio do roteiro. Nessa região as fotos que estão disponíveis no GoogleEarth são antigas e de baixa resolução, não permitindo uma boa visualização dos caminhos. Assim mais uma vez (antes de sair) tracei outras opções de caminhos caso eu não conseguisse seguir a rota original. Mas deu tudo certo.

Como era meu dia de sorte, logo depois da ponte, parei para pedir informação e bater um papo com um legítimo morador do interior da região norte do RS. Ele já "de idade", com suas calças surradas, havaianas com as tiras remendadas, camisa de manga comprida (apesar do calor), palheiro aceso no canto da boca, aparência sofrida, mas de uma simpatia sem igual, me olhava de um jeito meio desconfiado, no mínimo rindo por dentro daquele cara que apareceu ali com uma bermuda colada, mochila, capacete, numa bicicleta!!! Segui suas orientações e passei por esses trechos belíssimos das fotos, onde pouquíssimas pessoas além dos proprietários das terras devem percorrer.


Um indicador é a quantidade de folhas depositadas no chão, sem qualquer marca de tráfego recente! Ah, e mais subida!!! rsss



De volta a "civilização", passei pela comunidade de Nossa Senhora Consoladora, e a julgar pela diferença de tamanho entre a igreja (da foto abaixo) e o salão de festas, deve ter bem mais festeiros do que fiéis... rsssss




Ao chegar no asfalto, achei que já estava em casa, pois não aguentava mais pedalar sobre as "rochas amassadas" que os prefeitos chamam de cascalho, e tantas subidas fortes. Mas com aproximadamente 75 km de pedal, me deparei com uma longa subida de 4 km, saindo de 550 até os 677 metros de altitude (com inclinação média de 3,8%) e depois outra, mais curta - com 1,5 km - porém ainda mais inclinada (média de 4,7%) saindo de 630 até os 690 metros de altitude, e isso já com uns 83km percorridos...
Nunca pensei que usaria a "vovozinha" no asfalto!!! kkkkk




Cheguei em Getúlio Vargas-RS as 13:00h, com o corpo cansado, mas a alma leve!!!

Aqui uma visão no GoogleEarth do trecho percorrido:


Aqui o perfil altimétrico da pequena "viagem":


E aqui o resumo na tela do "Zé" (zé-pe-esse). Foram quase 6:30 horas no percurso, sendo aproximadamente 5:30h pedalando e 1:00h parado! Velocidade máxima de 54km/h, média de deslocamento de 15,6km/h e média geral de 13,1km/h.


Se essa foi a melhor aventura que fiz??? Ela foi muito boa!!! Mas a melhor é sempre a que está por vir!!!

--

2 comentários:

Edien disse...

putz Marcelo, muito massaaaa, show de bola, ops pedal.vou me preparar fisicamente e vou junto da proxima.
abracos.Edien

Anônimo disse...

e isso ai camboteiro!!!! parabenz pela aventura!!!e que lugar maneiro,bem q vc disse,abraço!!!