segunda-feira, 5 de setembro de 2011

3 trilhas em uma!!!

Durante a semana eu já estava com uns "barulhos de carroça" na cabeça, imaginando fazer um trajeto diferente no pedal de sábado. Consultando o GoogleEarth, estudei a possibilidade de ligar a Trilha da Ponte Molhada com a Trilha dos Perdidos, tracei a rota, carreguei no GPS e pensei, bem, agora é só convencer mais uns loucos a irem comigo!

No sabadão, em frente a Catedral, na concentração do Grupo Cambota, lancei a idéia e logo apareceram cinco integrantes dispostos a encarar o desafio. Saimos as 14:20 eu (Marcelo), Valmor, Luciano, Grilo, Jose e Paulo, sentido Ponte Molhada, pela BR 277, com muito vento contra.

Logo no início, o Grilo e o Luciano dispararam na frente, sumindo de vista. O resto do grupo foi girando, e ao abandonarmos o asfalto, logo depois da praça de pedágio, iniciamos um single track em meio a uns pinus, beirando a BR, engatando na estrada de terra que leva á Ponte Molhada.

A mais ou menos 1 km de distância do asfalto, encontramos os dois "desgarrados" parados, e a bike do Luciano com a gancheira quebrada. Sorte que isso aconteceu perto da rodovia pois se fosse lá no meio da trilha, a caminhada ia ser longa! Fica aqui a dica de sempre levar uma gancheira sobressalente, afinal é uma das poucas coisas que quando estragam, te deixam a pé!!!

Aqui uma visão no GoogleEarth do trecho percorrido:


Seguimos o pedal com uma breve parada na Cachoeira da Ponte Molhada, e logo em seguida entramos em território para mim desconhecido. Seguimos as marcações do GPS e achamos a entrada da trilha que faz a ligação ao "matão" da Trilha dos Perdidos. E bota "trilha" nisso pois pela quantidade de galhos, mato alto, e espinhos cruzando o caminho, fazia tempo que ninguém passava ali! Após alguns quilometros de subidas e descidas, encontramos a parte da trilha que já haviamos passado em outras oportunidades. De volta ao "território conhecido", aí foi só curtir.

Foi nesse trecho que a corrente da bike do Grilo quebrou duas vezes, atrasando um pouco o grupo, já que a preocupação era sair ainda de dia da Trilha dos Perdidos. Numa dessas paradas ele (o Grilo) sugeriu que voltássemos por dentro da Trilha da Ferroeste, já que dessa forma não pegariamos as longas subidas do asfalto de São Salvador. Logo após a última quebra, o primeiro tombo do grupo, e numa subida!!! Quem será??? (só uma pista, foi culpa da sapatilha)

Após admirarmos um por do sol belíssimo, ligamos as lanternas e continuamos a aventura.

Aqui o Perfil Altimétrico do trecho, com as altitudes máxima (834 m - próximo a praça de pedágio na 277) e mínima (616 m - na ponte da trilha dos perdidos) atingidas:



Confesso que nunca tinha feito um trilha de bike a noite, mas é SENSACIONAL!!! O ritimo fica mais lento pois a visão é limitada ao alcance das lanternas, e no meio do mato, isso não é muito a frente não. Com a grande quantidade de "armadilhas naturais" (paus caidos no meio da trilha, taquaras, poças de lama, trechos lisos) o cuidado teve que ser redobrado, mas mesmo assim os tombos foram inevitáveis, e dois integrantes quiseram, ou melhor, tiveram que se "refrescar" na travessia do rio, outros foram dar umas "chafurdadas" na lama, rssss

Reagrupamos no trevo da PRF e seguimos até o Posto Rosário 2 para repor os líquidos com uma Fanta bem gelada, quando então aparecem dois "elementos" em uma moto, um deles desce da moto, vem em direção do grupo, saca uma arma, engatilha e dá voz de assalto, mandando todos entrarem no posto. Lá dentro, limpam o caixa do posto e vão embora, sem muita pressa até. Fora o sustão pra nós, e o prejuizo para o dono do posto, no resto tudo OK!

Concluindo então, foram tres trilhas em uma, Ponte Molhada, Perdidos e Ferroeste, juntas nesse resumo no GPS:



Mais uma vez chegando em casa com o corpo cansado, mas com a alma leve!!!

Vale lembrar que o nosso pequeno grupo era composto de jovens de 19 a 58 anos!

2 comentários:

Giovane disse...

Parabéns Marcelo e Cia.. muito legal o pedal... o nosso foi mais leve, mas o que teve de troncos e madeiras na pista, hehehhe
um abraço,

Marcelo disse...

Valeu Giovane!!! e obrigado pela "vista"!