terça-feira, 27 de setembro de 2011

Trilha do Cachimbrema (Paulo Godoi)

Essa foi a programação da trilha do último sabado (24/09/2011).
Pontualmente as 14:31 saímos da Catedral, pela Av. Brasil, rumo Oeste.



A turma era grande (é, o Grupo Cambota tá crescendo mesmo) e o primeiro reagrupamento foi no final da subida da FAG.
 


 Deixamos a cidade pelo bairro Paulo Godoi e voltamos a reagrupar no cruzamento com o contorno Oeste.


Mais uma parada para aguardar o pessoal, tomar uma água e tirar umas fotos, numa das tantas encruzilhadas.



Pouco depois dessa parada, resolvi desviar um pouco do trajeto original da trilha, abandonando o grupo e dando uma alongada no pedal, seguindo até o início do calçamento e aí sim pegando sentido "Bodega do Cachimbrema", esperando encontrar a galera lá.
Para minha surpresa foi quando cheguei e o boteco estava fechado, e sozinho o que me restou foi apertar o ritimo e tentar alcançar o grupo, que já estava bem adiantado!
Nesse pedal "solo", passei por alguns lugares e paisagens incríveis:




Consegui alcançar a galera logo depois do cruzamento com o contorno oeste, antes do subidão da chegada na Sperafico, e segui com eles até a BR, quando paramos para descansar um pouco.





O mapa da minha pedalada foi esse (com destaque para o trecho em rosa, que foi o que o do grupo percorreu, rsss)

 
Perfil altimétrico, chamando a atenção para as "rampas" no final!!!


Resumo do pedal no GPS:


Trilha do Valmor + Espigão

No dia 17/09 a galera do Grupo Cambota, juntamente com outro grupo que está se formando e que já pedala junto a algum tempo, percorreu a TRILHA DO VALMOR (esse aí da foto)!




O grupo estava grande. Foram mais de 30 pessoas - entre experientes e iniciantes, jovens na faixa dos 13 aos 58 anos de idade - que, cada um no seu ritimo, aproveitaram uma bela tarde de sol e se embrenharam nas trilhas do interior do município. A reposição dos líquidos foi no Posto de Espigão Azul

O trajeto foi esse:




E aqui, o resumo da pedalada!




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

3 trilhas em uma!!!

Durante a semana eu já estava com uns "barulhos de carroça" na cabeça, imaginando fazer um trajeto diferente no pedal de sábado. Consultando o GoogleEarth, estudei a possibilidade de ligar a Trilha da Ponte Molhada com a Trilha dos Perdidos, tracei a rota, carreguei no GPS e pensei, bem, agora é só convencer mais uns loucos a irem comigo!

No sabadão, em frente a Catedral, na concentração do Grupo Cambota, lancei a idéia e logo apareceram cinco integrantes dispostos a encarar o desafio. Saimos as 14:20 eu (Marcelo), Valmor, Luciano, Grilo, Jose e Paulo, sentido Ponte Molhada, pela BR 277, com muito vento contra.

Logo no início, o Grilo e o Luciano dispararam na frente, sumindo de vista. O resto do grupo foi girando, e ao abandonarmos o asfalto, logo depois da praça de pedágio, iniciamos um single track em meio a uns pinus, beirando a BR, engatando na estrada de terra que leva á Ponte Molhada.

A mais ou menos 1 km de distância do asfalto, encontramos os dois "desgarrados" parados, e a bike do Luciano com a gancheira quebrada. Sorte que isso aconteceu perto da rodovia pois se fosse lá no meio da trilha, a caminhada ia ser longa! Fica aqui a dica de sempre levar uma gancheira sobressalente, afinal é uma das poucas coisas que quando estragam, te deixam a pé!!!

Aqui uma visão no GoogleEarth do trecho percorrido:


Seguimos o pedal com uma breve parada na Cachoeira da Ponte Molhada, e logo em seguida entramos em território para mim desconhecido. Seguimos as marcações do GPS e achamos a entrada da trilha que faz a ligação ao "matão" da Trilha dos Perdidos. E bota "trilha" nisso pois pela quantidade de galhos, mato alto, e espinhos cruzando o caminho, fazia tempo que ninguém passava ali! Após alguns quilometros de subidas e descidas, encontramos a parte da trilha que já haviamos passado em outras oportunidades. De volta ao "território conhecido", aí foi só curtir.

Foi nesse trecho que a corrente da bike do Grilo quebrou duas vezes, atrasando um pouco o grupo, já que a preocupação era sair ainda de dia da Trilha dos Perdidos. Numa dessas paradas ele (o Grilo) sugeriu que voltássemos por dentro da Trilha da Ferroeste, já que dessa forma não pegariamos as longas subidas do asfalto de São Salvador. Logo após a última quebra, o primeiro tombo do grupo, e numa subida!!! Quem será??? (só uma pista, foi culpa da sapatilha)

Após admirarmos um por do sol belíssimo, ligamos as lanternas e continuamos a aventura.

Aqui o Perfil Altimétrico do trecho, com as altitudes máxima (834 m - próximo a praça de pedágio na 277) e mínima (616 m - na ponte da trilha dos perdidos) atingidas:



Confesso que nunca tinha feito um trilha de bike a noite, mas é SENSACIONAL!!! O ritimo fica mais lento pois a visão é limitada ao alcance das lanternas, e no meio do mato, isso não é muito a frente não. Com a grande quantidade de "armadilhas naturais" (paus caidos no meio da trilha, taquaras, poças de lama, trechos lisos) o cuidado teve que ser redobrado, mas mesmo assim os tombos foram inevitáveis, e dois integrantes quiseram, ou melhor, tiveram que se "refrescar" na travessia do rio, outros foram dar umas "chafurdadas" na lama, rssss

Reagrupamos no trevo da PRF e seguimos até o Posto Rosário 2 para repor os líquidos com uma Fanta bem gelada, quando então aparecem dois "elementos" em uma moto, um deles desce da moto, vem em direção do grupo, saca uma arma, engatilha e dá voz de assalto, mandando todos entrarem no posto. Lá dentro, limpam o caixa do posto e vão embora, sem muita pressa até. Fora o sustão pra nós, e o prejuizo para o dono do posto, no resto tudo OK!

Concluindo então, foram tres trilhas em uma, Ponte Molhada, Perdidos e Ferroeste, juntas nesse resumo no GPS:



Mais uma vez chegando em casa com o corpo cansado, mas com a alma leve!!!

Vale lembrar que o nosso pequeno grupo era composto de jovens de 19 a 58 anos!